Páginas

PLANTAS DE SOL E DE SOMBRA



Existem 11 espécies resistentes ao sol e à sombra prontas para levar a natureza e a beleza  para dentro de sua casa.





PLANTAS DE SOMBRA (suporta até duas horas de sol moderado) .

  • Dracena arbórea ( Dracena arborea): Jamais encharque a terra da dracena. Suas raízes apodrecem se o substrato ficar molhado demais. Regue uma vez por semana.
  • Orquídea (Phalaenopsis sp): As flores das orquídeas são muito delicadas, apesar da planta ser resistente e adaptável. Nunca adube a Phalaenopsis florida e jamais molhe a flor ao regar. Após a florada, faça a poda acima do terceiro nó da haste. regue uma vez por semana. O clima ideal é o quente e ameno.
  • Pacova (Philodendron cannaefolium): Faça a poda das folhas mais velhas que começarem a secar, para que os nutrientes sejam melhor aproveitados pelas folhas novas- elas se desenvolvem com mais vigor. Regue duas vezes por semana e o clima ideal é o quente e úmido.

PLANTAS DE MEIA SOMBRA ( Suporta até duas horas de sol direto).

  • Dinheiro-em-penca (Callisia repens): Atenção: sombra constante faz a folhagem perder a densidade. Regue duas vezes por semana.Essa espécie traz sorte e prosperidade a quem ganha uma muda. 
  • Fênix (Phoenix roebelinil): Ela é perfeita para a decoração: além da folhagem, seu caule é muito ornamental. Espécie de palmeira, a fênix tolera bem o vento e deve ser regada com moderação. Para saber quando, ponha o dedo na terra, se ainda estiver úmida, não é necessário regar. Regue uma vez por semana e o clima ideal é o ameno.
  • Ciclantus (Cyclantus bipartitus): De origem amazônica, o ciclantus também é conhecido como mapuá. Quando plantada no solo, pode atingir até 1,80m. O tempo ideal de sol para a planta é de duas horas por dia; na rega, calcule 500ml de água por muda.
  • Ficus Nigra (Ficus nigra): Esse ficus tem raízes muito vigorosas, podendo causar até danos estruturais em construções quando plantado no solo! Para o cultivo em vaso (mais apropriado), prefira uma peça bem resistente. Ele resiste bem ao vento e ao sol - mas não tolera muita água! Regue uma vez por semana. Clima ideal: ameno.
PLANTAS DE MUITO SOL ( suporta até 4 horas de sol direto).

  • Areca ( areca lutescens): Pode ficar amarelada nos primeiros dias,mas comum que as palmeiras demorem para umpouco a se adaptar ao vaso e ao novo local. Fique atento às regas, especialmente com a variação do clima. Regeu três vezes por semana. Clima ideal: quente.
  • Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)Associada à proteção, a espécie originária da África, é muito resistente. Para a sua crescer forte e saudável, use uma parte de terra comum de jardim, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia no preparo do vaso. Regue uma vez por semana. Adora clima quente.
  • Buxinho ( Buxus sempervirens)Pouco adaptável ao vento, o buxinho pode ser podado no formato que você quiser, criando lindas esculturas verdes na varanda. Também pode ser cultivado como bonsai (Ficam lindos!). Embora prefira o sol, aguenta bem o frio. Regue três vezes por semana. Clima ideal: ameno a frio.
  • Pata-de-Elefante ( Beaucarnea recurvata)Originária da América do Norte, a pata-de-elefante é resistente e está acostumada a longos períodos de estiagem. Por isso, a única coisa que ela não tolera é encharcamento! Use adubo NPK 10-10-10 diluído em uma rega caso as folhagens ficarem amareladas.. Regue uma vez por semana. Clima ideal: quente.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...